sexta-feira, 18 de junho de 2010

Foi-se embora um dos nossos grandes homens...









"José Saramago morre aos 87 anos

Morreu na manhã desta sexta-feira, aos 87 anos, o escritor José Saramago. Ele teve falência múltipla dos órgãos, depois de sofrer durante três anos de doenças pulmonares.


José Saramago dizia que a morte era a diferença entre estar aqui e não estar mais.

Comunista das antigas, não gostava de religiões. Era um homem prático, que tinha um talento extraordinário para colocar em palavras as reflexões que fazia sobre a vida e o mundo.

A origem pobre moldou sua visão sobre as coisas. Nasceu em 1922, filho de pai e mãe analfabetos, em Azinhaga, no interior de Portugal. Cresceu em Lisboa e se educou na biblioteca pública do bairro.

Trabalhou na indústria, em companhia de seguros, foi tradutor e jornalista. Quando já tinha 60 anos publicou o "Memorial do Convento", a obra que o consagrou como grande escritor.

Em 1990 lançou "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", em que humaniza Jesus e critica Deus. Pressionado pela Igreja Católica, o governo português se recusou a apresentar o livro no Prêmio Literário Europeu.

Descontente, Saramago abandonou Portugal e se mudou para a Ilha de Lanzarote, na Espanha, com a segunda mulher, Pilar Del Rio. Em 1998, foi o primeiro autor de língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura.

"É inevitável que um prêmio como esse chamará a atenção para esse fenômeno que é o idioma português. Talvez com esse prêmio se torne mais visível e mais audível", disse Saramago.

Pelas mãos de Fernando Meirelles, Saramago foi para o cinema com "Ensaio Sobre a Cegueira", que abriu o Festival de Cannes de 2008. O escritor se tornou amigo de Meirelles, com quem conversava sobre a saúde que há tempos não andava bem. Saramago sofria de doenças respiratórias.

"Ele não reclamava dele morrer porque ele entendia que isso é uma coisa natural, mas ele tinha pena mesmo. Ele lamentava que isso fosse acontecer", conta o Cineasta.

Foi na casa em Lanzarote, ao lado da mulher Pilar, que Saramago morreu na manhã desta sexta-feira, por volta das 8h. Neste sábado, o corpo do escritor será levado em um avião da Força Aérea portuguesa até Lisboa. Lá haverá um velório público na Câmara Municipal e no domingo, ele deve ser cremado.

O governo português, o brasileiro e diversas personalidades lamentaram a morte de Saramago. Entre elas, o amigo, Oscar Niemeyer. "Um grande escritor, um homem que conhecia a vida, que amava o próximo. É um ser humano de muito apuro, de muita importância".

(Marcos Losekann Lanzarote, Ilhas Canárias - Jornal da Globo)

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/06/jose-saramago-morre-aos-87-anosjg.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário